Club de Roncador

EMPRESA CIDADÃ: UNICAMPO investe na região do COMCAM há quase 10 anos

Postado em: 12 de Julho de 2019

Situada em Campo Mourão desde 2010, a UNICAMPO – Faculdade União de Campo Mourão possui aproximadamente 1000 alunos entre graduação e pós-graduação. Destes, cerca de 50 a 55% são de outras cidades.

“Para um município do porte de Campo Mourão, a construção de mais uma instituição de ensino somou ao desenvolvimento da cidade, que recebe um novo público, movimenta as necessidades de moradia”, destaca Renato Pacholek, 67 anos, sociólogo, professor, formado em Letras, com várias pós nas áreas de Gestão, Social e Pedagógica, mantenedor da Unicampo.

Empresa Cidadã do Distrito 4630, Pacholek se diz muito satisfeito com a parceria. “Estar junto com uma marca mundialmente conhecida dá uma maior credibilidade a nossa instituição. Acreditamos nas causas do Rotary, principalmente, porque temos muita gente boa da nossa cidade, formadores de opinião, lutando por esta organização. Isso nos parece aumentar a  confiança perante a comunidade nos nossos trabalhos”.

Com cerca de 100 funcionários, Pacholek relata sobre a escolha de Campo Mourão para receber a UNICAMPO. “Fui colaborador do SESC por mais de 30 anos e quando sai de lá, achei que não fosse mais trabalhar à noite, mas com um grupo de amigos decidimos montar uma empresa voltada para se fazer pós-graduação, o Instituto Makro. Hoje somos em 20 sócios, sou o responsável como mantenedor, temos um Conselho Administrativo e Gestor para apoiar nas decisões do dia a dia. Do Instituto Makro se originou a faculdade. O Instituto nasceu como uma consultoria, serviços de palestras, trabalhei muito para cooperativas, com temas voltados à liderança, clima organizacional, gestão participativa, foi um período profícuo, por uns 7 anos”, relembra o mantenedor.

Hoje o Instituto Makro realiza assessoria educacional, em cidades pequenas, como em São João do Caiuá, além de cidades maiores como Guarapuava, Cianorte, entre outras. Também fazem consultoria na área social, voltada para famílias que fazem parte, por exemplo, do “Programa Minha Casa Minha Vida”, ações que são prestadas na região do COMCAM, Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão.

A UNICAMPO surgiu com a oferta de cinco cursos – Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Gestão de Cooperativa e Gestão Comercial. “Inicialmente começamos no Colégio Vicentino Santa Cruz, no centro, por dois anos e depois nos estruturamos em um campus fora da cidade, atualmente temos 11 cursos ofertados, passamos a oferecer Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Direito, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Gestão de Recursos Humanos”, conta Pacholek.

Segundo ele, diante do cenário econômico, as pessoas estão inseguras de fazer investimentos em todos os setores e as faculdades particulares também sentiram essa realidade. “A captação e retenção de alunos é uma dificuldade que enfrentamos. Buscamos expandir a faculdade  ofertando cursos diferenciadas do que temos na região. Nem sempre isso é possível, mas esse é o primeiro norte, priorizando a viabilidade de cursos que tenham aceitação, seja pela sua modernidade ou cursos tecnólogos, rápidos, de dois anos e meio, além de cursos tradicionais que toda faculdade acaba tendo que ter”, explica.

Há cerca de 25 anos morando em Campo Mourão, Pacholek se considera um cidadão mourãoense, afirma ter estruturado ao lado dos parceiros um campus moderno, que possui ainda um andar e meio para ser utilizado, visando a expansão de mais cursos.

“A concorrência é bastante grande, nós estudamos o fator preço, mas ele não é um direcionador das nossas ações. Pautamos por manter a qualidade, a simplicidade dos princípios, dos relacionamentos com a comunidade. Essa postura tem nos trazido resultados positivos, muito além da parte comercial do negócio”, defende.

Larissa Nakao

Comunicação Corporativa